
Quem mora em São Paulo ou em uma grande metropole talvez entenda melhor este meu inicio de texto... Vivemos em uma cidade em pleno caos: poluição ambiental, sonora e visual, pessoas estressadas e intolerantes nas conduções ou no transito, falta de respeito ao proximo, será que esquecemos palavrinhas magicas que toda boa mãe ensina na infância como: por favor, desculpe,ou obrigada?
E neste caos todo vêem as doenças como gastrite nervosa, labirintite ou a depressão.
Sim a Depressão é doença e não frescura e atinge muito as pessoas das grandes metropoles.
Só sabemos realmente o que é a depressão quando nos deparamos com ela, ou seja, quando ficamos depressivos.
Vamos as definições...
Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Depress%C3%A3o_nervosa)
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior no Brasil e perturbação depressiva major em Portugal) é um problema psiquiátrico e psicológico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais freqüentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).
O transtorno depressivo maior diferencia-se do comportamento "triste" ou humor melancólico, que afeta a maioria das pessoas regulamente, por se tratar de uma condição duradoura (pelo menos 6 meses no caso de menores de dezoito anos e 1 ano no caso de adultos) com fatores neurológicos acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento
No Psicosite (http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm):
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso
Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.
No Michaelis (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=depressão) depressão é 1 Ação de deprimir. Ou seja, pode ser uma doença psiquiatrica mas o proprio paciente (o deprimido) pode contribuir para aumenta-la ou diminui-la. Como diz no dicionario é ação e podemos contribuir e mudar nossa perante nós mesmos.
Mas temos dois meios de encarar a vida, dois caminhos a seguir: o melhor é sempre aquele que busca a Felicidade, haverão pedras e espinhos no caminho mas nunca devemos deixar de acreditar que a recompensa será grande... Podemos ter problemas, viver no caos, termos doenças, mas devemos realizar o Jogo do Contente (da Polianna) diariamente, amando a nós mesmos em primeiro lugar e buscando a felicidade seremos mais humanos e compreensivos com o proximo.
Não importa como iniciou o seu Dia, o que ocorre ao longo dele e se ele já está no fim e está terminando mau, não se deixe deitar abatido, ou infeliz, há sempre uma razão para tudo, e não se deixe abater.
Independente das coisas do mundo ser Feliz é uma escolha e Só depende de Você!!!









